A Cachaça Mazzaropi ganhou uma medalha de ouro e duas de prata na classificação das melhores cachaças envelhecidas no 5.° Concurso de Avaliação da Qualidade da Cachaça, promovido pela USP de São Carlos, durante o IX Brazilian Meeting on Chemistry VIII of Food and Beverages, realizado entre os dias 3 e 6 de dezembro de 2012.
Este resultado foi alcançado pelas cachaças que são envelhecidas em barris de carvalho americano e francês. O evento, realizado a cada dois anos, selecionou entre as 48 marcas inscritas, oito do tipo envelhecida e oito do tipo descansada. A avaliação leva em conta não apenas as propriedades sensoriais como também o estado químico. “Estamos muito contentes, pois um prêmio como este demonstra que a dedicação da equipe, aliada aos esforços para garantir a qualidade, com rigidez nos controles e processos de fabricação, fazem a diferença e oferecem ao público uma bebida de qualidade comprovada”, disse Jorge Arthur Ribeiro, gerente-geral do Hotel Fazenda Mazzaropi.
Na quarta edição do concurso da USP de São Carlos, em 2010, a cachaça Mazzaropi recebeu uma medalha de prata. No ano passado, a bebida foi premiada também no VIII Concurso de Cachaça de Alambique promovido pelo Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara. Na ocasião, recebeu uma medalha de bronze.
A produção da Cachaça Mazzaropi está centralizada na Fazenda Fortaleza, em São Luís do Paraitinga (SP) e a armazenagem é feita em Taubaté, no Hotel Fazenda Mazzaropi. A bebida começou a ser produzida sem muita pretensão há alguns anos e, graças ao sucesso, primeiro entre os hóspedes do hotel, foi ganhando mais e mais investimentos. Atualmente, a Cachaça Mazzaropi já é comercializada em diversas lojas no Estado de São Paulo.
Mesmo com o processo de comercialização intensificado, a Cachaça Mazzaropi continua sendo produzida artesanalmente de 5 a 6 mil litros/ano. A obtenção de um produto de alta qualidade se dá por meio de alguns cuidados relacionados à análise química e sensorial, além de critérios rigorosamente seguidos. Primeiro, a seleção da cana, a colheita e a fermentação, sendo que todo esse processo é realizado sem qualquer adição de substâncias químicas. Segundo, são descartados o início e o fim da destilação, somente o “coração” da cachaça é selecionado para descansar em barris de carvalho americano e francês de até 200 litros em ambiente com temperatura e umidade controlados e por, no mínimo, 18 meses, o que confere cor e o aroma da Cachaça Mazzaropi